Contém um conjunto de substâncias antioxidantes, altamente eficazes no suporte nutricional contra o stress oxidativo nas células do sistema nervoso e ocular.
O aumento dos cuidados em medicina veterinária tem um impacto direto na esperança média de vida de cães e gatos. Esse aumento da esperança média de vida leva à maior incidência de patologias relacionadas com a geriatria.
A formação de radicais livres de oxigénio ocorre durante o decurso de processos metabólicos, quer fisiológicos quer
patológicos. São moléculas altamente instáveis e, na generalidade, produzidas nas mitocôndrias como resposta natural a situações de agressão, como inflamação e radiação da luz, mas também podem resultar de processos fisiológicos.
Os níveis de antioxidantes endógenos tendem a diminuir com a idade. Quando a quantidade de espécies reativas de oxigénio supera a capacidade dos mecanismos antioxidantes endógenos, instala-se uma condição de stress oxidativo, responsável pela degradação de componentes celulares.
A disfunção cognitiva é uma das patologias que afeta cães e gatos geriátricos, resultando numa sequência de alterações degenerativas a nível cerebral. É caracterizada por alterações comportamentais resultantes da diminuição da capacidade cognitiva e do comportamento aprendido.
Devido ao seu alto consumo de oxigénio e exposição à luz, as células da retina são especialmente suscetíveis a danos induzidos por stress oxidativo que, por sua vez, pode levar à morte de fotorreceptores (bastonetes e cones) da retina.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.